1) Configure
Em todos os computadores que recebem impressoras é possível configurar diversas preferências, entre elas o gerenciamento de cores e frente e verso. Ao personalizar a escala de cinza, por exemplo, você pode economizar tinta em determinadas páginas. Para conferir os ajustes, vá em Dispositivos > Impressoras no Windows, ou em Preferências do Sistema no macOS.
2) Use o modo rascunho
Um dos melhores recursos para poupar dinheiro com impressões é a função rápida/econômica. O modo pode salvar, segundo fabricantes, até 10% do que seria utilizado do cartucho. A longo prazo, a ferramenta representa uma grande economia. Para ativar confira as “Preferências de Impressão” antes de dar o “OK” para imprimir. O ajuste aparece na lateral da página vista na foto abaixo.
Configurações e modos de impressão podem ajudar a economizar (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)
3) Escolha fontes econômicas
Você sabia que a fonte de um texto também pode ajudar a economizar dinheiro a longo prazo na impressão? Procure por tipos mais finos, que não exijam que cada letra seja “pintada”. Além disso, detalhes como negrito também influenciam no gasto. Segundo especialistas, a Century Gothic e a Times New Roman são as opções que mais poupam tinta. Além disso, há uma fonte especial para quem quer moderar o consumo: a Ecofont parece a famosa Arial, mas um pouco mais clara e com espaços vazios no interior.
Century Gothic e Times New Roman também colaboram para economia (Foto: Reprodução/Isabela Giantomaso)
4) Visualize antes de imprimir
A dica parece boba, mas é muito importante em impressões grandes. Antes de clicar em “OK”, confira todos os detalhes do material que pretende colocar no papel pelo menos duas vezes. A checagem pode ajudar a economizar dinheiro não só com tinta, mas também com folhas.
5) Compre a impressora certa
Antes de comprar um novo dispositivo para imprimir seus trabalhos, estudos e fotos, analise tudo que você vai precisar. Quanto mais recursos, mais cara a impressora. Equipamentos que revelam fotos ou que oferecem scanners embutidos, podem ser dispensados dependendo do usuário. Também procure por modelos econômicos. As impressoras usam sistema de garrafa de tinta no lugar do cartucho, o que, segundo as fabricantes, promete render mais pelo mesmo preço.
Modelos EcoTank usam sistema que rende mais pelo mesmo preço (Foto: Divulgação/Epson)
6) Recarregar x comprar
Muitos usuários têm dúvidas quanto a qualidade de um cartucho recarregado. De fato, a impressão com insumos da fabricante da impressora, oferece qualidade de impressão superior, além de ser mais confiável. Entretanto, caso queira economizar dinheiro e vá imprimir apenas rascunhos, recarregar o dispositivo com tinta de terceiros pode poupar um custo importante a longo prazo.
7) Aguarde para recarregar
Independente de ter escolhido usar serviços de substituição de tinta ou comprar cartuchos novos, você provavelmente já se surpreendeu com o intervalo que sua impressora alertou sobre a carga estar acabando. Especialistas afirmam que alguns dispositivos emitem o aviso com os cartuchos ainda com 40% de tinta. Os modelos mais novos são os mais confiáveis, mas mesmo assim fique atento à notificação quando ocorrer poucas impressões após a recarga.
Pesquise em gráficas antes de imprimir fotos em casa (Foto: Divulgação/Epson)
8) Teste o serviço de gráficas
Dependendo do que for imprimir, o dispositivo caseiro pode gastar um cartucho inteiro, o que no final talvez saia muito mais caro se comparado aos preços de gráficas rápidas. Mesmo que sua impressora esteja preparada para revelar fotos, por exemplo, coloque os valores na ponta do lápis e analise o custo total da impressão. Além disso, alguns trabalhos podem ganhar qualidade superior em lojas especializadas.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!
Downtown:
(21) 99452-3529
Dimension Abelardo Bueno:
(21) 98857-0653